A Receita Federal realizará o pagamento do lote da malha fina do Imposto de Renda nesta sexta-feira (28), beneficiando cerca de 106 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco. O valor total a ser pago é de R$ 314,38 milhões, incluindo restituições de anos anteriores.
Do total, R$ 211,85 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso. A maior parte destes, cerca de 60.333 contribuintes, que informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em suas declarações ou utilizaram a declaração pré-preenchida, terão prioridade.
Além disso, 17.603 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.272 do magistério, 3.159 idosos acima de 80 anos e 2.505 com deficiências ou moléstias graves também fazem parte do grupo prioritário. Os restantes, 18.047 contribuintes, não informaram a chave Pix e não se encaixam em outras categorias de prioridade legal.
A consulta sobre a restituição pode ser feita no site da Receita Federal. Para isso, os contribuintes devem acessar a seção “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”. Também é possível utilizar o aplicativo da Receita Federal disponível para dispositivos móveis.
Os pagamentos serão realizados na conta ou na chave Pix informada na declaração. Se o contribuinte não estiver na lista, deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e retirar o extrato de sua declaração. Caso haja pendências, será necessário enviar uma declaração retificadora e, então, aguardar os próximos lotes.
Caso a restituição não seja depositada devido a conta desativada, o valor ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O cidadão poderá agendar o crédito em outro banco próprio, utilizando o Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco.
Se não resgatar o valor após um ano, o contribuinte precisará solicitar a restituição no Portal e-CAC.