A Azul Linhas Aéreas anunciou que modificações nas operações serão implementadas em 13 cidades a partir de março. As mudanças incluem suspensões de atividades, mudanças em voos e troca de aeronaves.
Conforme a nota enviada pela companhia, as alterações são parte de uma estratégia para ajustar a demanda de voos e minimizar custos operacionais, especialmente com combustíveis.
As operações serão suspensas em nove cidades em oito estados, com populações variando de 19 mil a 483 mil habitantes. Entre as cidades afetadas estão Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Ponta Grossa (PR) e Rio Verde (GO).
Cidades como Cabo Frio (RJ) e Caldas Novas (GO) continuarão com voos, mas somente durante a alta temporada, especificamente nos meses de janeiro, julho e dezembro. Cabo Frio, que inicialmente estava na lista de cidades com operações suspensas, teve sua situação reavaliada.
Aviões de menor capacidade, como os Cessna Grand Caravan, passarão a operar em Caruaru (PE), com capacidade para 9 passageiros.
Os serviços realizados nas cidades do Ceará que foram suspensos entre janeiro e fevereiro incluem Crateús, Iguatu, São Benedito e Sobral.
As mudanças foram motivadas pelo aumento dos custos operacionais, pelas dificuldades globais na cadeia de suprimentos e pela alta do dólar, além de questões relacionadas à disponibilidade da frota e adequação da oferta e demanda.
A Azul afirmou que está acompanhando de perto seus clientes, conforme as regras estipuladas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
Calendário de Mudanças
- 3 de março: voos para Fernando de Noronha só partirão de Recife.
- 10 de março: voos de Juazeiro do Norte para o Aeroporto de Viracopos em Campinas; suspensão nas cidades de Barreirinhas (MA), Campos (RJ), Correia Pinto (SC), Jaguaruna (SC), Mossoró (RN), Parnaíba (PI), Rio Verde (GO), São Raimundo Nonato (PI) e Três Lagoas (MS).
- 31 de março: suspensão das atividades em Ponta Grossa (PR).