Além do ciclone, meteorologistas alertam para tempestades, risco de tornados e microexplosões em áreas isoladas dos estados do Sul
Um ciclone extratropical está se aproximando da região Sul do Brasil e deve provocar intensas tempestades a partir desta quinta-feira (24). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de Perigo e Grande Perigo para os três estados da região, com validade até sexta-feira (25).
A previsão indica que, à medida que o ciclone avança para o alto-mar, a frente fria se intensificará, trazendo fortes temporais, chuvas volumosas, granizo e ventos que podem superar 100 km/h. O Inmet classificou o evento com alertas em três níveis: Perigo Potencial (amarelo), Perigo (laranja) e Grande Perigo (vermelho).
O alerta mais grave, de nível vermelho, abrange a maior parte do Rio Grande do Sul e o Oeste de Santa Catarina, com expectativa de chuvas superiores a 100 mm/dia e ventos destrutivos. Nessa área, há um alto risco de estragos significativos, incluindo queda de árvores, danos a imóveis e cortes de energia, além de enchentes e estragos em plantações.
A Climatempo também reforçou a previsão de que o ciclone trará uma nova frente fria, derrubando as temperaturas e aumentando o risco de tornados e microexplosões em regiões isoladas. As autoridades recomendam cautela à população nas áreas afetadas.
Foto destaque: Reprodução/Inmet
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial