O país registra altas temperaturas acima da média, especialmente no Centro-Oeste e interior de São Paulo, com riscos de queimadas e qualidade do ar comprometida graças à nova onda de calor
Uma nova onda de calor atinge diversas regiões do Brasil, elevando as temperaturas acima da média. O fenômeno, que deve persistir até o dia 8 de outubro, afetará especialmente as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os termômetros podem registrar entre 3°C e 5°C acima do normal, com máximas que podem alcançar 38°C a 39°C.
Cidades como Cuiabá e Corumbá poderão enfrentar temperaturas extremas, variando entre 40°C e 42°C. De acordo comc o Climatempo, a qualidade do ar pode se deteriorar, aumentando o risco de queimadas e prejudicando a visibilidade em várias áreas do país. A umidade relativa do ar também deve atingir níveis críticos em diversas capitais.
Embora uma frente fria esteja prevista para chegar na quarta-feira (2/10), trazendo alívio temporário com a queda das temperaturas em algumas regiões, muitas áreas do Brasil, incluindo Minas Gerais, Goiás e o leste de Mato Grosso, continuarão enfrentando o calor intenso. A previsão de uma mudança climática pontual não é suficiente para reverter os efeitos desta onda de calor.
Foto destaque: Reprodução
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial