Página inicial / Notícias / Educação / IFMG aplica exame de seleção para 14 mil candidatos no domingo, 26/10

- Publicidade -

IFMG aplica exame de seleção para 14 mil candidatos no domingo, 26/10

Prova dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio será aplicada a partir de 13h, em 20 cidades mineiras.

 

(23/10/2025) O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) aplica, neste domingo, 26 de outubro, o exame de seleção para ingresso de novos alunos em seus cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, com entrada em 2026. Mais de 14 mil candidatos devem comparecer para as provas presenciais em 20 municípios. Na mesma data, ocorre também a aplicação da redação online, que será realizada apenas pelos inscritos no vestibular da graduação, cuja seleção é feita por análise de histórico escolar.

 

Neste ano, o IFMG oferta 52 cursos para estudantes que estão terminando o 9º ano do Ensino Fundamental. São 2.705 vagas em formações profissionalizantes, que o aluno cursa juntamente com o Ensino Médio. A prova de seleção terá início às 13h e término às 17h. Será aplicada nas 18 cidades onde o Instituto Federal possui campus (Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga, Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Piumhi, Ponte Nova, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista) e também nos municípios de Mariana e Capelinha. O local de aplicação é informado no Comprovante Definitivo de Inscrição (CDI), disponível na Área do Candidato – acesse em www.ifmg.edu.br.

 

Sobre a prova

O exame será constituído por 48 questões de múltipla escolha, divididas igualmente entre as áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Cada questão será apresentada com quatro alternativas, sendo apenas uma correta.

 

O candidato deve chegar ao local de prova com antecedência de, no mínimo, 60 minutos do horário determinado para início. Os portões serão abertos ao meio-dia. Para ter acesso à sala, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto (também é recomendado levar o CDI). Durante a prova, será permitido usar apenas caneta esferográfica de tinta azul ou preta fabricada em material transparente. É proibido portar qualquer dispositivo eletrônico, como celular, relógio, calculadora, pendrive, tablets, entre outros, mesmo desligados. Também é vedado o uso de bolsas, bonés, chapéus e similares.

 

O gabarito será divulgado em 27 de outubro. Já a publicação do resultado preliminar está prevista para o dia 17 de novembro.

 

Cursos de graduação

 

A redação online será aplicada exclusivamente para os inscritos nos cursos de graduação que optaram, no ato de inscrição, pela seleção feita por meio da análise do histórico escolar. Neste caso, o candidato deve acessar o sistema de avaliação no dia 26 de outubro. As orientações para fazer a redação estão disponíveis no CDI, cujo acesso deve ser feito pela Área do Candidato, fornecendo o login e a senha cadastrados.

 

O tempo total estabelecido para escrever o texto é de 1h30, ininterruptos, e será iniciado assim que o candidato fizer login. A redação deverá ter o mínimo de sete linhas e o tema será de ordem social, científica, cultural ou política. Ao término do prazo, a resposta redigida será salva e a prova encerrada automaticamente. O candidato deve dispor de computador (desktop ou notebook) para fazer a redação. Não é permitido usar equipamentos móveis, como celulares, smartphones ou tablets.

 

Dúvidas relacionadas ao Processo Seletivo podem ser esclarecidas pelos editais e publicações complementares, disponíveis em www.ifmg.edu.br.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -


Últimas notícias