No último sábado (10), o Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), localizado no Rio de Janeiro, promoveu uma programação especial em homenagem ao centenário da visita do renomado físico Albert Einstein à instituição. Embora o Mast tenha sido inaugurado há quatro décadas, ele divide espaço com o Observatório Nacional, que possui quase 200 anos de história e também foi um dos locais visitados por Einstein durante sua única viagem ao Brasil.
A educadora museal Camila Oliveira foi a responsável por guiar o público durante a visita, apresentando o acervo do museu e explicando como a teoria da relatividade foi confirmada a partir de um experimento realizado durante um eclipse solar em 1919, na cidade de Sobral, no Ceará, com a colaboração de pesquisadores do Observatório. Além disto, a visita destacou os locais que Einstein conheceu em seu tempo no campus e os equipamentos que ele teve a oportunidade de ver.
“Todo sábado, o Mast oferece uma programação diferente. No segundo sábado do mês, temos o evento Astro Rei, no qual falamos sobre o sol. Nessa ocasião, trouxemos detalhes da visita de Einstein ao nosso campus, inserindo isso dentro do tema solar, falando sobre o marco do eclipse solar observado em Sobral, que comprovou a teoria da relatividade”, complementou Camila.
Os visitantes puderam observar a grande estrela do sistema solar com a ajuda de equipamentos especiais e participar de um experimento envolvendo luzes que ilustrava os conceitos da teoria da relatividade confirmados em Sobral.
“Nossa intenção é aproximar o olhar do público à astronomia atual e também às pesquisas desenvolvidas anteriormente pelo nosso Observatório Nacional, sempre utilizando uma linguagem de divulgação científica que torne a ciência acessível e compreensível”, enfatizou a educadora museal.
Entre os visitantes estava Bruno Oliveira e Silva, um bancário que prestou atenção a todas as explicações, acompanhado de suas duas filhas adolescentes.
“Sempre tive interesse pela ciência de forma geral e quis transmitir esse gosto para minhas filhas. A abordagem didática e visual é essencial para que elas compreendam melhor os assuntos que muitas vezes podem parecer abstratos. Visualizar os fenômenos torna o aprendizado mais instigante”, declarou Bruno.