Página inicial / Notícias / Segurança Pública / Câmara aprova projeto que inclui autistas como dependentes de policiais no DF

- Publicidade -

Câmara aprova projeto que inclui autistas como dependentes de policiais no DF

Câmara aprova projeto que inclui autistas como dependentes de policiais no DF
Mário Agra/Câmara dos Deputados

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5605/23, que propõe a inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) entre os dependentes dos policiais militares do Distrito Federal ao longo da vida, de acordo com o grau de suporte que necessitam.

Atualmente, para serem reconhecidas como dependentes, essas pessoas precisam ser consideradas inválidas, sendo que isso só é possível com a análise da junta médica.

A proposta, apresentada pelo deputado Alberto Fraga (PL-DF), modifica o Estatuto dos Policiais Militares do DF, visando a inclusão de maneira mais abrangente.

A relatora e deputada Delegada Ione (Avante-MG), ao emitir seu parecer favorável à proposta, ressaltou que as dificuldades de emprego e renda persistem ao longo da vida para pessoas com TEA, o que torna essencial garantir um suporte adequado a elas no futuro.

A emenda incluída na proposta pode assegurar que a dependência seja reconhecida conforme o nível de suporte necessário e não apenas com base na condição de incapacidade.

O projeto ainda passará por votação na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ser decidido na Câmara e no Senado para se tornar lei.

Para mais detalhes, confira a seção Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias