Página inicial / Notícias / Afastamento do Presidente do INSS: Justiça determina novas ações

- Publicidade -

Afastamento do Presidente do INSS: Justiça determina novas ações

Afastamento do Presidente do INSS: Justiça determina novas ações
© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

A Justiça Federal decidiu afastar o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, durante a operação deflagrada nesta quarta-feira (23) pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU).

A operação, denominada Operação Sem Desconto, mobilizou aproximadamente 700 policiais federais e 80 servidores da CGU para investigar um possível esquema de descontos irregulares em benefícios de aposentados e pensionistas.

Segundo a PF, os indícios levantados até agora indicam a existência de um esquema em todo o país que promoveu descontos não autorizados em mensalidades associativas, afetando aposentadorias e pensões. A estimativa é que as entidades envolvidas tenham retirado cerca de R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.

A Justiça também ordenou o afastamento de outros cinco servidores públicos não identificados e autorizou a execução de 211 mandados de busca e apreensão, além de seis prisões temporárias. O sequestro de bens no valor de mais de R$ 1 bilhão também foi autorizado.

Os mandados foram cumpridos em diversas localidades, abrangendo o Distrito Federal e os estados de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.

No momento, a reportagem não conseguiu contato com Alessandro Stefanutto ou seus representantes legais. O espaço está aberto para a inclusão de um possível posicionamento do presidente afastado.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias