Os bancos e corredores da Catedral da Sé, localizada no coração da capital paulista, ficaram repletos de fiéis no início da tarde desta segunda-feira (21), quando foi celebrada uma missa em homenagem ao papa Francisco, que faleceu pela manhã. A cerimônia teve início às 12h e foi conduzida pelo cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo.
Ao lado de muitas flores, uma foto do papa estava exposta no altar. “Hoje fomos surpreendidos com a notícia do falecimento do papa Francisco. Se eu pudesse comentar, diria que ele escolheu um belo dia para partir: uma segunda-feira da Páscoa, simbolizando que a morte é redimida pela vida e pela ressurreição”, declarou o cardeal durante a celebração.
Valorização da Vida e da Humanidade
Durante a homilia, Dom Odilo ressaltou a trajetória do papa Francisco e sua contribuição para a Igreja Católica. Ele afirmou: “O papa Francisco deixou uma marca significativa na vida da Igreja e da humanidade. A análise de sua vida e pontificado levará tempo, mas é certo que ele foi uma pessoa extremamente humana, sempre exposto à sua fragilidade. Ele nunca escondeu sua condição como cadeirante ou enfermo, e durante suas internações, desejava que sua condição fora revelada”.
“Desde os pobres, idosos até os migrantes e refugiados, o papa deixou a mensagem de que cada pessoa humana não deve ser descartada. Todos somos filhos de Deus e, quanto mais sofremos, mais atenção devemos receber”.
A presença de milhares de fiéis homenageando o papa foi notável, como expressou Elza Rosa, de 74 anos, que enfatizou a grandeza e a bondade de Francisco: “Ele foi uma pessoa santa e muito querida para nós”.
Milton Moreira, 80 anos, também comentou sobre a humildade do papa: “Ele esteve ao lado dos que mais precisavam e deu a vida pela unidade e paz no mundo. Isso é uma grandeza incomensurável”.
Expectativas para o Novo Papa
Dina Cavallari, consultora óptica de 60 anos, destacou que o novo papa, escolhido em conclave, deve ter uma visão atualizada, capaz de responder aos desafios do mundo contemporâneo: “Ele sempre teve uma mente aberta e apoiou todas as classes, e isso se reflete na Galeria de fiéis presentes hoje”.
Coletiva de Imprensa
Poucas horas antes da missa, o cardeal Dom Odilo Scherer conversou com a imprensa e falou sobre a importância do papa Francisco para a Igreja Católica. “Temos muito a agradecer pela vida do papa que, desde 2013, contribuiu significativamente para o avanço da Igreja em sua vocação missionária. Ele teve coragem de tomar medidas drásticas para combater a corrupção moral e os abusos dentro do clero”, ressaltou o cardeal.
Segundo Dom Odilo, o legado do papa Francisco inclui a escolha de cardeais de regiões menos representadas, ampliando a voz das periferias sociais, geográficas e econômicas, refletindo o compromisso com a diversidade dentro da própria Igreja.