Search
Close this search box.

Sonda chinesa volta à Terra com amostras do lado oculto da Lua

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A sonda chinesa iniciou sua viagem de volta à Terra

Nesta terça-feira (04), a sonda lunar chinesa Chang’e-6 partiu em retorno à Terra com amostras do lado oculto da Lua. Se chegar com sucesso, esta será a primeira vez que amostras do solo do lado escuro da Lua chegam para análise no planeta Terra.

Além disso, a China também se tornou o primeiro país a exibir sua bandeira no lado oculto da Lua. Este está voltado para longe da Terra, de forma permanente.

Nesse sentido, a viagem de volta da sonda tem um tempo estimado de três semanas. Assim, seu pouso está marcado para acontecer próximo ao dia 25 de junho, na região da Mongólia, no interior da China.

Corrida espacial do século XX

Esta é a segunda vez que uma sonda chinesa retorna à Terra com amostras de solo lunar. Em 2020, a Chang’e-5 trouxe rochas do lado visível do satélite natural.

No início deste ano, o chefe da NASA (agência espacial dos Estados Unidos), Bill Nelson, destacou e reconheceu o ritmo da China no que chamou de “nova corrida espacial”.

De acordo com a CNSA (agência espacial da China), a sonda enviada ao lado oculto da Lua resistiu aos testes de altas temperaturas. Dessa forma, coletou amostras perfurando o solo com ajuda de um braço mecânico.

Após coletar as amostras, a Chang’e-6 estendeu um braço robótico para erguer a bandeira chinesa, de acordo com uma animação também divulgada pela CNSA.

Foto destaque: Reprodução/Chang’e 6 lunar rover

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: