Search
Close this search box.

México tem sua 1ª mulher na presidência

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O México elegeu Claudia Sheinbaum como presidente

No último domingo (02), Claudia Sheinbaum venceu as eleições presidenciais no México e se tornou a 1ª mulher no cargo do país. Nesse sentido, ela é apadrinhada pelo atual presidente Andrés Manuel López Obrador.

De acordo com o Instituto Nacional Eleitoral (INE), a vitória aconteceu a partir da contagem preliminar dos votos. Dessa forma, Sheinbaum obteve entre 58,3% e 60,7% dos votos. Em seguida, a adversária Xóchitl Gálvez conquistou entre 26,6% e 28,6%, reconhecendo sua derrota.

Este modelo de contagem faz uma estimativa com base em uma amostra representativa da votação em todo o México. Além disso, o Instituto afirma que a margem de erros é de, mais ou menos, 1,5%.

Após a votação, Sheinbaum afirmou ser a primeira mulher na presidência do México em 200 anos de república. “Não chego aqui sozinha. Chegamos todas. Com nossas heroínas que nos deram a pátria, nossas ancestrais, nossas filhas e nossas netas. (…) Conseguimos mostrar que México pode realizar eleições pacíficas”, disse.

No mesmo discurso, a nova presidente afirmou que o novo governo será com “austeridade republicana e disciplina financeira fiscal”. “Nosso governo será honesto, sem corrupção e sem impunidade. Respeitaremos a liberdade empresarial e facilitaremos o investimento privado nacional e estrangeiro, garantindo, sempre, o respeito ao meio ambiente”, reiterou.

A cerimônia de posse acontecerá apenas e 1º de outubro. Dessa forma, Obrador segue no cargo.

Quem é a primeira presidente do México

Claudia Sheinbaum tem formação em física, pela Unam, uma das universidades de maior prestígio do México. Além disso, ela fez sua pós-graduação em engenharia ambiental, pós-doutorado na Universidade da Califórnia em Berkley, nos Estados Unidos e participou do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática da ONU (IPCC) que ganhou um Prêmio Nobel da Paz em 2007.

Sua carreira política começou como secretária de Meio Ambiente da Cidade do México. Naquela época, o prefeito da Cidade era Andrés Manuel López Obrador. Posteriormente, tornou-se presidente no mesmo partido que fundou, o Morena.

Nesse sentido, Claudia acompanhou Obrador e, depois, tornou prefeita da Cidade do México.

Foto destaque: Reprodução/Raquel Cunha

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade