Search
Close this search box.

Rio Doce pode transbordar em Governador Valadares após atingir cota de alerta nesta manhã (21)

Rio Doce atinge cota de alerta em Governador Valadares
Situação é de alerta no bairro São Tarcísio, em Governador Valadares — Foto: Matina Venturoli / Inter TV dos Vales
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Na manhã desta quarta-feira (21), o nível do rio estava em 1,95 m, segundo o SAAE

 

Os moradores das áreas ribeirinhas de Governador Valadares devem ficar em alerta em relação ao nível do Rio Doce, que na manhã desta quarta-feira (21) chegou a 1,95 m na medição feita às 10h.

De acordo com a Defesa Civil, choveu bastante na noite anterior na Bacia do Rio Doce e a cidade já vem recebendo o refluxo do Rio Santo Antônio.

De acordo com o Serviço Autônomo de Abastecimento de Água (SAAE), se chegar aos 2,50 m alguns bairros já podem sofrer inundações, como São Tarcísio e Santa Rita, na área conhecida como Baixa do Quiabo.

Nível do rio Doce em Governador Valadares
Nível do rio Doce em Governador Valadares

Segundo boletim divulgado pela CPRM, o nível do Rio Doce atingiu a Cota de Alerta e, na medição divulgada às 8h desta quarta-feira, estava em 3,33 metros na régua da CPRM. Ainda conforme a CPRM, a tendência é que o nível do rio continue subindo e atinja a Cota de Inundação por volta das 14h.

Na medição da CPRM, o nível do Rio Doce atinge a Cota de Atenção quando chega aos 3 metros. A Cota de Alerta é atingida quando o nível do rio alcança os 3,20 metros. Já a Cota de Inundação, é atingida com 3,60 metros.

A régua da CPRM fica em um ponto mais profundo do rio, possibilitando uma medição mais exata, diferente da régua do SAAE, que se encontra mais a margem do Rio Doce. Na régua do SAAE, a medição divulgada as 7h mostrava que o nível do rio estava em 1,88 m.

ORIENTAÇÕES DEFESA CIVIL

A orientação da Defesa Civil é que os moradores dessas regiões, onde costumam ocorrer as inundações, já tomem medidas protetivas e monitorem o nível do rio.

A população ribeirinha de Valadares é uma população resiliente, então já começa a subir os móveis, já começa a se preocupar com a autoproteção patrimonial e também da sua vida. Não deve se expor ao Rio Doce”, orientou o coordenador do órgão, Major Adelson Ferreira.

A prefeitura divulgou nota de alerta para a população, devido ao risco de transbordamento do rio.

“A previsão é que até o final da tarde de hoje o rio atinja a cota de inundação com refluxo nas ruas dos bairros São Tarcísio e Santa Rita (Baixa do Quiabo). Alertamos aos moradores ribeirinhos a adotarem medidas de segurança em razão da possibilidade de ocorrer cheias nas áreas historicamente afetadas em nossa cidade. Em caso de emergência, ligue 199 a Defesa Civil está a postos para atender a toda a população.”

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

Fonte: Com informação do G1 Vales e Itatiaia

COMPARTILHE:

publicidade