Search
Close this search box.

Homem que derrubou ciclista com cotovelada é policial civil; Corregedoria investiga o caso

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

homem flagrado dando uma cotovelada em uma ciclista na enseada de Botafogo, na Zona Sul do Rio, é o policial civil Marius Brandão (veja imagem mais abaixo).

A produção do RJ1 tentou contato com o policial, mas ele não quis comentar o caso. “Não tenho nada para falar com você”, disse Marius

O vídeo, que viralizou nas redes sociais, mostrou o momento em o homem levantou o cotovelo e atingiu a ciclista que estava na pista no sentido contrário da ciclovia da Enseada de Botafogo, Zona Sul do Rio.

Em nota ao G1, a Corregedoria da Polícia Civil disse que está investigando o caso e que “tomará as medidas cabíveis”.

Como tudo aconteceu

 

O incidente aconteceu no dia 22 de maio. A gestora de negócios Michele Dantas, de 49 anos, e a cunhada, Joseane Machado, de 37 anos, estavam pedalando por volta das 10h, quando uma terceira ciclista caiu em cima de Michele.

O passeio era filmado por Joseane e foi possível ver o momento em que o homem se aproxima correndo na pista no sentido contrário, passa ao dela e faz o gesto com o braço que desequilibra a ciclista.

O policial civil Marius Brandão — Foto: Reprodução

O policial civil Marius Brandão — Foto: Reprodução

“A minha sorte é que eu estava firme. Eu me desequilibrei, mas não caí completamente, não me machuquei. Poderia ter sido pior. A menina [atingida] ficou atordoada, pedindo desculpas e dizendo que tinha caído porque o homem deu uma cotovelada nela. Até então a gente não tinha visto o vídeo e só nos preocupamos mesmo em ver se ela estava bem”, conta Michele acrescentando ainda que a mulher derrubada não sofreu ferimentos graves.

A surpresa maior veio mesmo quando ela assistiu à filmagem do passeio e percebeu que a moça parece ter sido agredida propositalmente.

“Um pouco antes disso, dois rapazes passam correndo ao lado dela no vídeo. Tinha espaço para ele passar. Quando assisti, me deu uma repugnância pela maldade gratuita e que poderia resultar em um acidente mais grave. Resolvi postar o vídeo para trazer essa reflexão, do que leva uma pessoa agir assim”, disse ao G1.

‘Nunca tinha visto algo assim’

 

Ela contou ainda que costuma pedalar por Niterói, onde mora, e que era a primeira vez que fazia esse tipo de passeio até o Rio.

“A convivência entre pedestres e ciclistas na ciclovia é sempre complicada, mas uma agressão desse tipo, eu nunca tinha visto”, disse.

O empresário Raphael Pazos, que é um dos fundadores da Comissão de Segurança do Ciclismo (CSC-RJ), também compartilhou o vídeo e disse que alguns seguidores relataram já ter visto o homem agindo do mesmo jeito por Copacabana e Ipanema.

“Costumo dizer que nossa maior pandemia, e que já acontece há muito tempo, é a violência no trânsito, no espaço público. É inadmissível uma atitude assim”, disse.

G1 entrou em contato com o Programa Segurança Presente e a Polícia Civil para saber se alguma queixa por agressão foi registrada nas imediações. O Segurança Presente disse que nada foi registrado. Já a polícia explicou que, sem o nome da queixante, não é possível fazer uma verificação de ocorrência em suas delegacias.

Regras para pedestres e ciclistas

 

Veja algumas regras de convivência para pedestres e ciclistas que frequentam a ciclovia e que constam na cartilha do programa Pedale Legal, apoiado pela Prefeitura do Rio

  • Ciclistas devem sempre pedalar na borda da via e nunca na contramão;
  • Nas calçadas sem ciclofaixas ou sem sinalização, desça da bicicleta;
  • Em ciclovias exclusivas, a via é do ciclista, não ande nela;
  • Nas faixas compartilhadas, a preferência é sempre do pedestre;
  • Obedeça aos sinais da via;
  • Se for pedalar na ciclovia, lembre-se que o Rio tem uma lei municipal que limita a velocidade máxima em 20km/h. Evite acidentes.

Fonte: G1

COMPARTILHE:

publicidade