ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search
Close this search box.

União Europeia intensifica sanções contra a Rússia

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A União Europeia anunciou o impedimento de compra de gás russo

Nesta segunda-feira (24), os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia anunciaram a ampliação das sanções sobre a Rússia. Nesse sentido, este é o 14° pacote de impedimentos comerciais ao país, impactando na exportação de gás.

Após a invasão em grande escala à Ucrânia pela Rússia, o bloco econômico decidiu abranger as sanções e, aos poucos, ficarão mais intensas.

Pensando no 14° pacote de sanções, as novas restrições acerca da exportação de gás visam diminuir as receitas da Rússia provenientes deste produto. Além disso, a União Europeia acrescentou uma cláusula que permite à Suécia e à Finlândia cancelar alguns contratos de gás natural.

Apesar disso, essas sanções não proíbem a exportação do produto, apenas sua diminuição.

Assim, entrarão em vigor após um período de transição de nove meses. O pacote proíbe também que novos investimentos aconteçam para concluir projetos de gás natural na Rússia.

No entanto, alguns especialistas afirmam que essa medida não trará muitos impactos comercias e econômicos para a Rússia. Uma vez que a Europa ainda precisa do gás natural do país e os transbordos entre UE e Ásia representam apenas 10% de todas as exportações russas.

Alguns países da Europa Central ainda recebem gás da Rússia através da Ucrânia. A UE proibiu as importações de petróleo russo em 2022, com algumas isenções limitadas.

Foto destaque: Reprodução/Alexander Manzyuk

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: