Search
Close this search box.

Foguete chinês vai cair na Terra e Espanha fecha parte do espaço aéreo

Foguete chinês vai cair na Terra e Espanha fecha parte do espaço aéreo
Imagem: Yang Guanyu/Xinhua via AP
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O foguete chinês de 23 toneladas responsável por transportar a terceira e última peça da estação espacial de Tiangong perdeu o controle, caiu e deve chegar à Terra nesta sexta-feira (4). O módulo segue em direção à Espanha, que fechou parte do espaço aéreo para evitar choques com aeronaves.

Não há como saber, exatamente, onde o foguete vai cair. O risco de colisão com outro detrito espacial é extremamente improvável.

Segundo a Eurocontrol, o mais provável é que o módulo do foguete, um Longa Marcha-5B YA, cairá no Oceano Atlântico, mas que, como a aeronave está fora de controle, é possível que se encaminhe para território espanhol.

Especialistas estimam quando o corpo do foguete, que tem o tamanho aproximado de um edifício de 10 andares, vai bater na Terra. Boa parte do objeto vai queimar durante a viagem de volta à Terra, mas como ele é muito grande, não deve se desintegrar por completo.

Segundo a agência de controle aéreo europeu Eurocontrol, o foguete entrará na Terra entre 06h20 e 09h20, no horário de Brasília.

“Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”, disse o serviço de emergência da Catalunha.

Atualização

O tráfego aéreo no país já foi reaberto, e o foguete, nomeado de Longa Marcha-5B YA, se desintegrou ao entrar na atmosfera. A maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.

O episódio gerou críticas de agências europeias ao governo chinês, que vem tentando implantar um ambicioso plano de presença no espaço.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

 

Com informações de Itatiaia e G1

COMPARTILHE: