Search
Close this search box.

Independência do Brasil: Lojas do setor alimentício abrem neste 7 de setembro no Vale do Aço

Independência do Brasil: Lojas do setor alimentício abrem neste 7 de setembro no Vale do Aço
Consumidores da região devem aproveitar o feriado para colocar as compras de casa em dia - Foto: Igor Silva
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Supermercados e empresas do setor cumprem expediente até as 18h, em Ipatinga, enquanto em Fabriciano e Timóteo podem funcionar das 8h às 14h

O varejo alimentício da região estará de portas abertas no 7 de setembro, nesta quinta-feira. Por força de Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) viabilizada pelo Sindicato do Comércio (Sindcomércio) do Vale do Aço, poderão funcionar supermercados, açougues, casas de carne, mercearias, varejões, sacolões, hortifrútis e peixarias.

Em Ipatinga, o expediente para este segmento será das 8h às 18h, enquanto em Coronel Fabriciano e Timóteo o horário de abertura permitido é das 8h às 14h.

Além do rol de empresas autorizado a abrir graças à CCT assinada, também funcionarão as atividades essenciais à população, como farmácias, postos de combustíveis e padarias. O chamado “comércio de rua”, que culturalmente cumpre horário especial em datas comemorativas, estará de portas fechadas.

No Shopping Vale do Aço, a Praça de Alimentação terá expediente das 11h às 22h. O cinema vai operar normalmente. Já lojas e quiosques têm abertura facultativa, ou seja, podem funcionar, das 12h às 18h, com os empresários na linha de frente e sem usar a mão de obra dos empregados. O supermercado Coelho Diniz e a farmácia Indiana abrirão das 9h às 21h.

Lei veda abertura em feriados

O varejo alimentício está autorizado a abrir as portas graças à CCT assinada pelo Sindcomércio, pois a lei 11.603, de 2007, prevê que “só é permitido o trabalho em feriados nas atividades do comércio em geral, desde que autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.

“Logo, se não houvesse a negociação que foi provocada por nós ainda no início de janeiro, as empresas ficariam fechadas”, reforça o presidente do sindicato patronal, José Maria Facundes.

Mais informações sobre jornada de trabalho, remuneração e intervalos nos dias de feriado em que as empresas funcionarão, estão disponíveis em www.sindcomerciova.com.br.

 

 

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade