Luis Chungo (de cabelos grisalhos, ao centro), ao lado de membros da delegação do Mushuc Runa que viu a histórica vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão (foto: João Victor Pena/EM/D.A Press)
O Mushuc Runa teve um dos dias mais importantes de sua curta história nesta quarta-feira (10/4). O modesto time equatoriano venceu o Cruzeiro em pleno Mineirão, por 2 a 1, pela segunda rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana, isolando-se na liderança da chave. Após o icônico resultado, o presidente do clube, Luis Chungo, fez uma previsão ousada para a partida de volta entre as equipes.
Chungo destacou a altitude em que o Mushuc Runa irá mandar o jogo contra a Raposa pela quarta rodada da fase de grupos da competição. A equipe jogará fora do seu estádio original, o Bellavista, em Ambato. O embate será no Estádio Olímpico Fernando Guerrero, em Olmedo, com estrutura melhor, capacidade para 14 mil pessoas e altitude de 2.750 metros.
“Só temos seis pontos. Vamos (para o Equador) contentes, felizes, sei que estamos mais líderes do que nunca. No Equador, faremos prevalecer nossa localidade a 2.700, 2.800 metros acima do nível do mar. Estamos seguros e sonhamos com a classificação para a fase seguinte, mas se não conseguirmos, esses jogos já são história para o Mushuc Runa.”
— Luis Chungo, presidente do Mushuc Runa
Ele também comentou sobre a relevância deste resultado: “Nenhuma equipe de Ambato (cidade da equipe, no Centro do Equador) havia vindo ganhar no Brasil, mas o Mushuc Runa o fez, e orgulhosos, com ‘Poncho Rojo’ (traje vermelho utilizado pela diretoria do clube no Mineirão, em referência aos povos originários da região), falando ‘Quichua’ (língua indígena), neste cenário esportivo”, finalizou o equatoriano.
Fundação do Mushuc Runa
O Mushuc Runa Sporting Club foi criado em 2 de janeiro de 2003, em Ambato, no Equador. O nome tem origem no quíchua, uma família de línguas indígenas bastante tradicional da América do Sul.
A ligação com os povos originários sul-americanos é motivo de orgulho para o Mushuc Runa, que faz referências às suas raízes no hino, no escudo, na mascote, até na identidade visual do clube nas redes sociais.
Mushuc Runa significa “Homem Novo”. O time carrega o nome de uma cooperativa de poupança comunitária formada por indígenas Chibuleos da província de Tungurahua, onde o Ponchito (apelido da equipe) foi criado.