Search
Close this search box.

Oscar da música: Além de Anitta, veja outros brasileiros que foram indicados ao Grammy

Oscar da música: brasileiros grammy anitta Além de Anitta, veja outros brasileiros que foram indicados ao Grammy
Anitta no RockInRio. Imagem reprodução
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Na última terça-feira (15),  saiu a lista dos indicados ao Grammy 2023, premiação americana considerada a mais importante do mundo da música. A cerimônia do “Oscar da música” será realizada no dia 5 de fevereiro do próximo ano (2023) em Los Angeles, nos Estados Unidos e a brasileira Anitta concorre como “Artista revelação do ano”.

A categoria é uma das quatro mais importantes da principal premiação da indústria da música, e a indicação de Anitta quebra um hiato de 57 anos desde a única, até então, brasileira indicada na categoria, Astrud Gilberto.

Com a vitória, além do marco para o Brasil, a funkeira pode se tornar a primeira artista latina a vencer o prêmio de melhor “novo artista” em mais de 50 anos. E esta não seria a primeira vez que Anitta cravaria seu nome na história da música latina.

Essa é a primeira indicação de Anitta ao Grammy Awards. Anitta se junta a Astrud GilbertoTom Jobim e Eumir Deodato como os únicos brasileiros indicados ao Grammy em “Best New Artist”.

Desde a criação da premiação, em 1959, 12 brasileiros venceram em ao menos uma categoria do Grammy — e vários outros foram indicados. Ao todo, o Brasil coleciona 18 gramofones, sendo dois deles em categorias principais.

Brasileiros no Grammy além de Anitta

 

  • Laurindo de Almeida

O violinista Laurindo Almeida foi o primeiro brasileiro a ser indicado e vencer um Grammy. No primeiro ano da premiação, em 1959, ele recebeu sua primeira nomeação pelo álbum Danzas. Mas o artista só venceu no ano seguinte, por Conversations With the Guitar e The Spanish Guitars of Laurindo Almeida. Até 1964, ele recebeu mais três estatuetas, pelos trabalhos Reverie For Spanish Guitar, Almeida: Discantus e Guitar From Ipanema.

O artista é o brasileiro mais premiado no Grammy até hoje com 5 vitórias e 14 nomeações.

  • Astrud Gilberto

Em 1965, a cantora foi indicada nas categorias “Artista Revelação” e “Melhor Performance Feminina Pop”, com “The Girl From Ipanema” (versão em inglês de “A Garota de Ipanema”). Sendo que, nesta última ela saiu vencedora.

  • João Gilberto

Ainda em 1965, João Gilberto foi indicado em duas categorias,  no mesmo ano em que Astrud — com que foi casado de 1959 a 1964. Considerado um dos mestres da bossa nova, o cantor foi o único brasileiro a levar um dos troféus principais do Grammy (melhor álbum ou gravação). Sua primeira vitória foi em 1965, quando recebeu a estatueta de “Álbum do Ano” por Getz/Gilberto. Anos depois, em 2000, ele venceu novamente com João Voz e Violão, que levou a categoria de “Melhor Álbum Mundial”.

  • Tom Jobim

Tom Jobim foi indicado ao Grammy em dois anos consecutivos. Em 1965, o cantor concorreu na categoria de “Artista Revelação”, mas não levou o prêmio. Já em 1966, Tom saiu vencedor na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino” com “Antonio Brasileiro”.

  • Eumir Deodato

Em 1974, o pianista venceu na categoria “Melhor Performance Pop Instrumental” com “Also Sprach Zarathustra” e também foi indicado para “Artista Revelação”.

  • Roberto Carlos

O rei Roberto Carlos foi reconhecido em 1989, quando venceu a categoria “Melhor Álbum Pop Latino” por seu disco homônimo.

  • Sérgio Mendes

Desde sua primeira indicação, demorou 24 anos até Sérgio Mendes contabilizar sua primeira vitória, pelo álbum Brasileiro, em 1993. Depois de levar para casa o troféu de “Melhor Álbum Musical Mundial”, ele recebeu mais quatro indicações em 2007, 2011 e 2015.

  • Milton Nascimento

O artista foi indicado pela primeira vez em 1995 na categoria “Melhor Álbum de Música Global” com “Angelus”, porém não levou a estatueta neste ano. Três anos depois Milton Nascimento saiu vencedor na mesma categoria com o álbum “Nascimento”.

  • Caetano Veloso

Caetano Veloso também levou o troféu de “Melhor Álbum Musical Mundial”, em 2000, por Livro. Ele voltou a concorrer em 2001, 2003 e 2017, nas categorias “Melhor Álbum Latino Tropical”, “Melhor Álbum Contemporâneo Mundial” e “Melhor Álbum Musical Mundial”.

  • Gilberto Gil

Em 1999, Gilberto Gil venceu o Grammy de “Melhor Álbum Contemporâneo de Música Global” com o álbum “Quanta Gente Veio Ver”, gravação ao vivo do álbum “Quanta”. Ele venceu novamente na mesma categoria em 2006, com o álbum “Eletracústico”. Gil foi indicado mais cinco vezes: em 2002, 2008, 2009, 2016 e 2017.

  • Trio Corrente

O grupo de samba e jazz paulista Trio Corrente ganhou o Grammy de “Melhor álbum de jazz latino” em 2014 por “Song For Maura”, gravado em parceria com o saxofonista cubano Paquito D’Rivera.

  • Eliane Elias

A pianista foi indicada ao Grammy em 2016 e 2017 na categoria “Melhor Álbum de Jazz Latino” e venceu os dois anos com “Made In Brazil” e “Dance Of Time”, respectivamente.

 

Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial

COMPARTILHE:

publicidade