ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Search
Close this search box.

Universidades têm até o dia 3 de julho para voltarem da greve

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Universidades ficaram mais de dois meses em greve

Recentemente, o Comando Nacional de Greve (CNG) do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN) comunicou o fim da greve. Nesse sentido, após a assinatura do acordo pelo presidente Lula na próxima quarta-feira (26), as universidades terão até o dia 3 para voltarem à normalidade.

Em nota, o Andes afirmou que, embora sejam insuficientes, eles reconhecem a proposta do governo para a preservação do saldo político positivo da greve.

“Ainda que os termos do acordo apresentado pelo governo federal não atendam adequadamente ao conteúdo de nossas justas demandas, refletem avanços que só foram possíveis graças à força do movimento paredista. Para além do que já conquistamos, nos últimos retornos que tivemos do governo federal, a conjuntura aponta para os limites desse processo negocial”, completou o Andes.

Nesse sentido, o sindicado exigia um reajuste salarial ainda neste ano. Porém, o governo não fez a oferta para 2024, apenas para 2025 (9%) e 2026 (3,5%).

Até o momento, o termo de acordo com o governo federal só continha assinatura da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (Proifes).

Além disso, o atual reajuste prevê uma reestruturação nos planos e carreira dos professores das universidades. Dessa forma, o impacto do acordo será de R$ 5,2 bilhões em dois anos.

Foto destaque: Reprodução/Blog Bandu Forrueiro

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: