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Prefeitura de Fabriciano homologa licitação para iniciar a construção do novo viaduto

Imagem: Divulgação / PMCF
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Projeto elaborado pela Prefeitura, já aprovado pelo DNIT, prevê a elevação da altura para 5 metros e alargamento de vias e ampliação de pistas

Nesta segunda-feira (26), Prefeitura de Coronel Fabriciano homologou o processo de licitação para o início das obras para efetivar a construção do novo viaduto da BR 381, sobre a Avenida Magalhães Pinto. O intuito é melhorar a mobilidade urbana do município.

O custo estimado é de R$ 5,3 milhões, sendo R$ 3 milhões assegurados junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e R$ 2,3 milhões em recursos próprios do município. De acordo com a Prefeitura, prazo de execução é de até seis meses, porém a organização municipal deve dar celeridade ao processo e realizar as obras em até quatro meses, conforme disse o prefeito Dr. Marcos Vinicius.

“Vamos construir um novo viaduto e acabar com esta vergonha que é ‘entalar caminhões’ no local. O município já cumpriu todas etapas, o dinheiro da contrapartida que é exclusivamente do município já está reservado e vamos trabalhar para entregar a obra até o início do ano que vem”, resume o prefeito.

O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, detalha os próximos passos: assinatura do contrato com a empresa licitada; inserção das informações na plataforma Mais Brasil para avaliação e liberação da ordem de serviço pelo DNIT. Estima-se um prazo de 20 dias para o início da obra.

A empresa vencedora do certame foi a empresa Ribeiro Alvim Engenharia LTDA, que cumpriu todos pré-requisitos exigidos no edital (nº 0004/2022).

PROJETO APROVADO

O projeto executivo elaborado pelo município, e aprovado pelo DNIT, contempla o alargamento das vias inferior (com abertura de 2 novas pistas na Magalhães Pinto – uma para cada sentido) e uma terceira pista na superior (1 pista extra no sentido Fabriciano-Timóteo, na Tancredo Neves) e elevação da altura do gabarito dos atuais 3,60 metros para 5 metros.

O projeto estrutural do município contempla todas as variantes deste tipo de obra –topografia, sondagem, cálculos estruturais, planilha de custos, estudo de tráfego e a licença ambiental – e considera ainda que viaduto integra a malha viária urbana e, portanto, está inserido no plano de mobilidade urbana do município.

Confira mais detalhes

 

 

 

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