Search
Close this search box.

SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO

Foto: Fernanda Nunes
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Já sabemos que é fundamental cuidar da saúde mental em todas as fases da vida, não é mesmo? Agora, não podemos deixar de citar a importância de cuidarmos do nosso emocional em todos os âmbitos da nossa vida: pessoal, afetivo, social, profissional, enfim. Por ora, gostaria de trazer destaque para o profissional.

Uma boa saúde mental no contexto laboral impacta diretamente na nossa produtividade, satisfação profissional e qualidade de vida. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo. Os casos leves causam, em média, a perda de quatro dias de trabalho/ano e os graves, cerca de 200 dias de trabalho/ano. Ainda segundo a OMS, os transtornos depressivos e de ansiedade causam uma perda de US$ 1 trilhão na economia mundial todo ano.

A saúde mental no ambiente de trabalho é fundamental tanto para os colaboradores quanto para o funcionamento eficaz das organizações. Pessoas com uma saúde mental positiva geralmente são mais produtivas, se concentram melhor em suas tarefas e tomam decisões mais assertivas, além de que possibilita a construção de relacionamentos profissionais mais saudáveis. A falta de cuidado com a saúde mental no ambiente de trabalho pode resultar no aumento do estresse, absenteísmo e desenvolvimento de transtornos mentais.

Além disso, não podemos deixar de citar os impactos do adoecimento emocional relacionado ao ambiente de trabalho na vida pessoal. Assim como o trabalho em si contribui para uma boa saúde mental e qualidade de vida, um ambiente gerador de adoecimento emocional impacta negativamente em todos os outros âmbitos da nossa vida. Se sentir bem e feliz em nossas atividades laborais contribui de forma positiva para a realização pessoal e profissional, o que consequentemente influencia em nossa saúde mental. Um ambiente de trabalho saudável contribui não apenas na produtividade, mas também para a promoção e proteção da saúde, segurança e do bem-estar de todos os envolvidos.

 

 

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514

Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

@larissasouzapsi

psicologa.larissasouza@gmail.com

COMPARTILHE:

publicidade