Search
Close this search box.

RELACIONAMENTOS E SAÚDE MENTAL

Psicóloga Larissa Souza - Foto: Fernanda Nunes
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

No decorrer de meus atendimentos e diante das demandas que chegam diariamente ao consultório, é possível perceber o quanto nossas relações interpessoais influenciam em nossa saúde emocional. Sejam relações familiares, amorosas, profissionais, enfim – todas possuem um papel fundamental em nossa vida e impactam diretamente na forma como nos sentimos e lidamos com as questões do dia-a-dia.

Todos nós precisamos estar conectados uns aos outros. Essas conexões auxiliam de forma significativa em nossa formação e desenvolvimento, tanto pessoal quanto profissional. Bons relacionamentos contribuem positivamente para nossa saúde mental e bem-estar em qualquer fase da vida. A forma como nossas relações são constituídas desde a infância, por exemplo, são fundamentais para a forma como lidamos hoje com nossos relacionamentos.

Relações saudáveis são baseadas em acolhimento, escuta, respeito mútuo e reconhecimento das forças e limitações de cada um. Quando estes pontos não existem dentro de uma relação, ela não contribuirá de forma positiva com nossa saúde emocional.

Infelizmente, todos nós estamos sujeitos a nos envolver em relações tóxicas. Saber identificá-las e rompê-las é extremamente necessário. Para que isso seja possível, precisamos trabalhar o autoconhecimento, para que então possamos identificar quando algo (ou alguém) está prejudicando nosso bem-estar físico e emocional. É preciso estabelecer limites em nossas relações e saber identificar quando o outro afeta negativamente nosso desenvolvimento pessoal. Quando isso acontece, talvez seja o momento de repensar qual lugar essa pessoa deva ocupar em nossas vidas. Construir e manter bons relacionamentos é parte essencial do autocuidado, sendo fundamental para nosso bem-estar e qualidade de vida.

 

 

Por:

Larissa Souza e Silva

Psicóloga – CRP 04/53514

Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial

@larissasouzapsi

psicologa.larissasouza@gmail.com

COMPARTILHE:

publicidade