Search
Close this search box.

Algodão: Brasil se torna o maior exportador do mundo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

O algodão no Brasil rende cerca de 3,7 milhões de toneladas

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos em relação à exportação de algodão e se tornou o maior exportador do produto o mundo. Essa meta estava para se concluir apenas em 2030, porém o país tomou o posto dos EUA antes mesmo de encerrar a safra 2023/2024.

A Associação Brasileira dos Produtos de Algodão (Abrapa) divulgou a informação sobre a meta mas afirmou que, não necessariamente, este posto será mantido pelo Brasil no próximo ciclo. Apesar disso, garantiu que o país tem potencial de continuar na competição com os Estados Unidos.

De acordo com os dados da Abrapa, na safra 2023/2024 (que teve início em julho do ano passou e teve fim em junho deste ano) o Brasil deve colher cerca de 3,7 milhões de toneladas de algodão beneficiado (pluma). Assim, as exportações alcançarão aproximadamente 2,6 milhões de toneladas.

A colheita já começou e sua comercialização está acelerada. A Abrapa garante que cerca de 60% da produção já está no comércio.

Em um comunicado, o presidente da instituição, Alexandre Schenkel, afirmou que “a liderança no fornecimento mundial da pluma é um marco histórico, mas não é uma meta em si, e não era prevista para tão cedo”.

De acordo com ele, os processos são continuamente aperfeiçoados para incrementar na qualidade dos produtos, assim como na sustentabilidade da produção.

Foto destaque: Reprodução/Randall Hill

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: