Search
Close this search box.

Taxa de desemprego recua a 7,1%, menor nível na série histórica

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A taxa estava em 7,8% ainda no início deste ano

Nesta sexta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados da taxa de desemprego no país. Nesse sentido, a taxa no Brasil recuou a 7,1% no trimestre encerrado em maio.

Dessa forma, o indicador retornou ao menor nível neste período na série histórica, em 2014 (7,1%). Esta série teve início em 2012.

Nos três meses que com fim em fevereiro, marcavam a taxa em 7,8%. Por isso, este indicador de 7,1% surpreendeu o mercado financeiro, que não esperava um número abaixo da média estipulada.

A agência Bloomberg consultou especialistas em análises de mercado e desemprego e projetavam uma taxa de 7,3%. O IBGE estimou um número de desempregados de 7,8 milhões.

Para compor este índice, o critério para ser uma pessoa desempregada reúne pessoas de 14 anos ou mais, que estão sem ocupação e que seguem à procura de oportunidades. Assim, quem não está buscando vagas, mesmo sem ter emprego, não faz parte desse grupo nas estatísticas oficiais.

Estes dados do IBG compõem a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). Esta, abrange atividades formais  informais, ou seja, os dados contemplam empregos formais e bicos.

Foto destaque: Reprodução/Internet

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

COMPARTILHE: