Search
Close this search box.

Temporal no Rio provoca mortes, deixa feridos e faz Petrobras evacuar prédio

Temporal no Rio provoca mortes, deixa feridos e faz Petrobras evacuar prédio
Foto: Corpo de Bombeiros
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, foram registradas ao menos 300 ocorrências relacionadas às chuvas

O forte temporal que caiu sobre o Rio de Janeiro nesta terça-feira (7) deixou ao menos quatro pessoas mortas, entre elas uma criança de 2 anos, e provocou inúmeros estragos em municípios fluminenses.

Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros atendeu cerca de 300 ocorrências relacionadas às chuvas, sendo 70 referentes a salvamentos de pessoas presas ou ilhadas.

Na capital, uma das cidades mais afetadas, uma menina de 2 anos morreu após um desabamento na Chácara do Céu, na Zona Norte. De acordo com a defesa civil do município, a família havia se mudado para o local do acidente no último domingo (5).

“A casa fica muito próxima à encosta onde houve um deslizamento de massa, que acabou atingindo essa residência. Infelizmente o imóvel não tinha uma laje, era só telha de fibrocimento. Com isso, essa estrutura se rompeu e vitimou a criança”, contou à CNN Rodrigo Gonçalves, subsecretário de Defesa Civil.

Em outro deslizamento, no bairro do Catete, uma mulher de 60 anos e um homem de 82 anos foram resgatados com vida pelos bombeiros e encaminhados para o Hospital Miguel Couto. O idoso acabou falecendo nesta quarta.

Também na cidade, mas no Centro, um muro desabou próximo à Marquês de Sapucaí e uma pessoa ficou levemente ferida.

Segundo o Centro de Operações do Rio (COR), durante o temporal mais de 100 sirenes foram acionadas na cidade, indicando o risco de deslizamentos ou alagamentos.

Ainda de acordo com o COR, em poucas horas choveu na capital cerca de 70% do previsto para o mês de fevereiro e aproximadamente 70% a mais do que a média registrada nos meses de fevereiro dos últimos 25 anos.

Em Saquarema, na Região dos Lagos, um homem de 27 anos morreu após ser atingido por um raio. Segundo testemunhas, ele estava na laje do imóvel quando sofreu a descarga elétrica.

Já no Jardim Catarina, em São Gonçalo, o Corpo de Bombeiros resgatou uma família que estava ilhada. Mãe e um bebê foram socorridos de barco.

Segundo a prefeitura do município, uma mulher que saiu de casa durante a chuva foi atingida por um muro e morreu.

Chuva alaga prédio da Petrobras e edifício é evacuado

Devido às fortes chuvas ocorridas nesta terça-feira (7), o Edifício Senado, da Petrobras, teve diversas áreas atingidas pela água.

Em nota, a companhia informou que houve a necessidade de desligamento de parte da alimentação de energia do prédio e toda força de trabalho foi evacuada do edifício.

“Como medida preventiva, toda a força de trabalho lotada no Edifício Senado foi orientada a trabalhar remotamente nesta quarta-feira, 8/2. A Petrobras está avaliando as consequências do alagamento para a infraestrutura do edifício e as medidas necessárias para possibilitar o retorno presencial em segurança”, diz a nota.

Em uma postagem pelo Twitter, o governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL) afirmou que ainda há risco de chuva forte em várias regiões do estado e pediu que a população fluminense evite deslocamentos nesta quarta (8).

“Mais de 240 ocorrências foram atendidas no estado pelos nossos bombeiros, incluindo alagamentos, inundações, e salvamentos de pessoas. As secretarias já estão prontas para ajudar os municípios mais atingidos. Seguimos atentos!”, afirma o governador.

 

 

 

Fonte: CNN

COMPARTILHE:

publicidade