Search
Close this search box.

Prefeitura do Rio libera horários de bares e restaurantes, permite praia a qualquer dia e autoriza abertura de casas de espetáculos

Foto: Reprodução/TV Globo
WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Twitter
Telegram

A Prefeitura do Rio decidiu flexibilizar medidas de restrição contra a Covid-19. Um novo decreto foi publicado na manhã desta sexta-feira (7) no Diário Oficial do município, com validade até 20 de maio.

As mudanças valem, por exemplo, para bares e restaurantes, academias, casas de espetáculos e também para ambulantes nas praias.

Apesar de o decreto não citar praias, parques e cachoeiras, segundo a Prefeitura, esses locais passam a ser liberados também nos finais de semana e feriados. Antes, só era permitido frequentar esses espaços nos dias úteis.

Veja principais mudanças:

  • Bares e restaurantes: podem funcionar sem restrições de horário; música ao vivo até as 23h;
  • Praias, parques e cachoeiras: estão liberados todos os dias da semana;
  • Ambulantes nas praias: está liberado o comércio todo os dias da semana;
  • Casas de espetáculos: podem abrir, mas com 40% da capacidade;
  • Estacionamento na orla: voltou a ser liberado;
  • Áreas de lazer no Leblon e em Copacabana: podem reabrir aos domingos;
  • Academias: aulas coletivas liberadas a um indivíduo a cada quatro metros quadrados.

 

O que continua proibido

  • Boates;
  • Rodas de samba;
  • Entrada de ônibus fretados na cidade (exceto os que prestarem serviço para hotéis).

O que diz Paes

Em entrevista nesta manhã, o prefeito Eduardo Paes disse que as medidas divulgadas nesta sexta não são um “liberou geral”.

“Vivemos um momento melhor porque uma parte importante dos cariocas colaborou ao longo das últimas semanas. Então vamos continuar colaborando porque não tem ‘liberou geral'”.

 

Paes falou negou ainda que tenha havido um recorde casos nas últimas 24 horas, conforme divulgado na quinta-feira (6). Segundo ele, o que aconteceu foi um acúmulo de casos causado por um atraso no processo de digitação das informações.

“Não houve ontem um recorde de casos. Esse recorde de casos na verdade é um registro recorde, mas ele foi distribuído ao longo dos dias que aconteceram. Os números nos mostram uma queda de casos, uma queda, graças a Deus, de número de óbitos, uma queda de números da urgência e emergência”, disse Paes.

Nova variante

 

O prefeito disse também que a nova variante do coronavírus em circulação no estado causa preocupação. A cepa recebeu o nome de P.1.2.

Segundo ele, foram identificados, nesta semana, 102 novos casos – sendo 101 moradores do Rio. No total, são 359 casos no município, sendo 299 moradores da cidade.

Paes disse também que foi identificado um caso da nova variante P.1.2.

Aulas presenciais no ensino fundamental

 

Outra novidade anunciada pela prefeitura é que, a partir da próxima terça-feira (11), as aulas do ensino fundamental poderão voltar a ser presenciais.

A rede pública municipal tem 267 escolas com alunos do 6º ao 9º ano – ensino fundamental.

 

COMPARTILHE:

publicidade