Página inicial / Notícias / Saúde / Esclareça suas dúvidas sobre a gripe aviária e seus efeitos

- Publicidade -

Esclareça suas dúvidas sobre a gripe aviária e seus efeitos

Esclareça suas dúvidas sobre a gripe aviária e seus efeitos
© Arquivo/Agência Brasil

Na última semana, o Brasil registrou o primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em um matrizeiro de aves comerciais na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou que este é o primeiro foco detectado na avicultura comercial do país.

A pasta enfatizou que a doença não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. “A população pode se manter tranquila quanto à segurança dos produtos inspecionados. Não há restrições ao consumo, e o risco de infecções em humanos é baixo, ocorrendo principalmente entre aqueles que têm contato intenso com aves doentes”, informou o ministério.

Desde o anúncio do caso no Brasil, países como China, União Europeia e Argentina suspenderam temporariamente as importações de carne de frango brasileira, inicialmente por 60 dias. Apesar de o foco ser restrito, as restrições comerciais abrangem todo o país devido a acordos comerciais.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que desde 2006, há registros de IAAP em diversas regiões do mundo, especialmente na Ásia, África e no norte da Europa.

Principais Perguntas e Respostas sobre a Gripe Aviária

O que é a influenza aviária?

A influenza aviária, ou gripe aviária, é uma doença causada por vírus influenza que afetam principalmente aves. Eles pertencem à família Orthomyxoviridae e incluem o A(H5N1). Apesar de raramente afetarem humanos, recomenda-se que as pessoas fiquem informadas e tomem precauções.

Como ocorre a transmissão?

Geralmente, a transmissão do vírus para os humanos ocorre através do contato direto ou indireto com aves infectadas ou ambientes contaminados. Isso pode incluir o manuseio de aves doentes ou a preparação de aves para o consumo.

Quais são os sintomas em humanos?

Os sintomas variam de leves a graves, incluindo febre, tosse, resfriado, conjuntivite, problemas gastrointestinais e respiratórios.

Qual é o tratamento para a gripe aviária?

Medicamentos antivirais são recomendados para pessoas com sintomas severos ou aquelas com alto risco de complicações. O ideal é que esses pacientes consultem um profissional de saúde imediatamente.

As pessoas podem morrer de gripe aviária?

Os seres humanos não têm imunidade natural à gripe aviária, podendo o vírus levar a quadros graves. Desde 2003, cerca de 900 casos foram relatados, com uma taxa de mortalidade superior a 50%.

Existe vacina contra a gripe aviária?

A OMS trabalha em colaboração com fabricantes de vacinas para preparar doses que podem ser produzidas rapidamente em caso de pandemia. No entanto, vacinas atuais para gripe sazonal não protegem de infecções causadas pela gripe aviária.

Quem tem risco maior de contrair a gripe aviária?

Qualquer pessoa que tenha contato com aves ou ambientes contaminados está em risco. Embora a maioria dos casos sejam isolados, foi registrado um número considerável de infecções na América.

É seguro consumir produtos de aves?

Produtos como carne e ovos devem ser consumidos apenas se bem cozidos, evitando o consumo cru ou mal cozido, que é de alto risco.

Quais recomendações existem para prevenir surtos?

É fundamental que o setor avícola mantenha práticas de biossegurança e que os produtores estejam aptos a reconhecer sinais de infecção em aves.

E quanto aos gatos?

Os gatos podem ser afetados pela gripe aviária, especialmente se tiverem contato com aves doentes. O risco de transmissão humana através de gatos infectados é considerado baixo, mas recomenda-se evitar contato com animais doentes.

A vigilância e a detecção precoce são vitais para controlar o vírus, garantindo segurança à saúde pública e prevenção de possíveis surtos.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias