BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Gilberto Waller Júnior, revelou que 473 mil pessoas informaram não reconhecer os descontos em seus benefícios, o que representa 98,6% dos pedidos feitos no sistema no primeiro dia de funcionamento.
O processo de identificação e solicitação de reembolso dos descontos começou nesta quarta-feira. Na terça-feira (13), o INSS notificou cerca de 9,4 milhões de beneficiários por meio do aplicativo Meu INSS.
Ainda não foram divulgados os valores que cada aposentado e pensionista poderá receber de volta em decorrência de descontos indevidos, como mensalidades de associações, mas o instituto permite que os beneficiários contestem. Nesse processo, os cidadãos devem indicar se autorizaram ou não os descontos.
De acordo com a autarquia, os valores só serão informados após a análise das entidades envolvidas. Essa falta de transparência vai na contramão do que foi prometido pelo presidente do INSS, que havia afirmado que os valores seriam liberados junto com os nomes das associações no mesmo dia.
As contestações podem ser feitas diretamente pelo site e aplicativo Meu INSS, utilizando o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”. Através deste serviço, o aposentado pode descobrir qual entidade aplicou os descontos nos últimos cinco anos.
Outra opção é solicitar o reembolso pela Central 135, que está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
O presidente Waller também destacou que os beneficiários devem usar apenas os canais oficiais do INSS para informações, que são o portal Meu INSS e o disque 135. No entanto, no primeiro dia das contestações, o INSS já enfrentou a desinformação, com a criação de um perfil falso no Instagram, chamado @assistencia_inss, que tentava se passar por um canal oficial.
O falso perfil tentava atrair usuários com postagens enganatórias, sugerindo facilidades para resolver questões e acelerar a liberação dos valores referentes a descontos associativos, o que pode levar a golpes. O INSS alertou que, ao interagir com esse perfil, os cidadãos podem ser induzidos a fornecer dados sensíveis, como CPF e comprovante de residência, usados para acessar contas do INSS ou contratar empréstimos em nome das vítimas.
Passo a passo para solicitar a devolução
- Entre no aplicativo Meu INSS
- Informe seu CPF e a senha cadastrada
- Siga para “Do que você precisa?”
- Digite: “Consultar descontos de entidades”
- Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados
- Informe e-mail e telefone para contato
- Declare se os dados são verdadeiros
- Confirme no botão “Enviar Declarações”