Na última segunda-feira (12), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, compartilhou suas expectativas para a economia brasileira, projetando um crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto (PIB) até o final de 2025. Em uma entrevista ao portal UOL, ele destacou que o país deverá manter um crescimento médio de 3% ao ano durante o mandato do presidente Lula, enfatizando a importância da distribuição de renda.
“Acredito que podemos finalizar os quatro anos do governo Lula com uma taxa média de crescimento de 3%”, afirmou Haddad em sua declaração.
Apesar do cenário desafiador com juros elevados, o ministro expressou otimismo em relação ao desempenho da economia em 2023. “Mesmo com a taxa de juros alta, esperamos um crescimento de cerca de 2,5% neste ano”, afirmou. Haddad acredita que a economia brasileira tem potencial para crescer em um ritmo que se aproxime da média mundial, sem justificativas para um desempenho inferior.
Além disso, durante a conversa, o ministro reafirmou o compromisso do governo com o controle dos gastos públicos, defendendo a continuidade do novo arcabouço fiscal. “Estamos determinados a respeitar as metas do novo arcabouço fiscal. Realizamos isso no ano passado, estamos fazendo agora e continuaremos no próximo ano”, garantiu.