O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira, 8, o primeiro acordo tarifário de seu governo com o Reino Unido. Ele destacou que é uma honra que o Reino Unido seja o primeiro país a fechar esse tipo de acordo. “Muitos outros estão por vir”, disse o republicano em suas redes sociais.
Trump descreveu o acordo como abrangente e completo, prometendo que fortalecerá a relação entre os dois países por muitos anos. Em uma série de postagens na Truth Social, ele confirmou a parceria e comentou sobre a decisão de juros do Federal Reserve (Fed).
“Por nossa longa história e aliança, é uma honra que o Reino Unido seja o nosso PRIMEIRO anúncio. Muitos outros acordos, que estão em estágios sérios de negociação, estão por vir!”, escreveu, destacando que este é um “grande e animador dia” para ambos os países. Ele também mencionou uma coletiva de imprensa agendada para as 11h (de Brasília), onde o acordo será formalmente apresentado.
Além disso, Trump fez críticas ao presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, chamando-o de “tolo, que não tem nenhuma noção”, e afirmou que ele está “muito atrasado”. “Tirando isso, gosto muito dele!” acrescentou, destacando que os preços do petróleo e da energia caíram consideravelmente.
Outro assunto abordado por Trump foi a situação do tráfego aéreo nos EUA, atribuindo jovens problemas ao ex-presidente Joe Biden, afirmando: “VOU CONSERTAR ISSO!”. (Com agências internacionais).
Leia Também: Trump declara que vai anunciar grande acordo comercial