Página inicial / Notícias / Economia / Wang Yi, MNE chinês, critica postura dos EUA em reunião do Brics

- Publicidade -

Wang Yi, MNE chinês, critica postura dos EUA em reunião do Brics

Wang Yi, MNE chinês, critica postura dos EUA em reunião do Brics
© Lusa

Em uma declaração feita nesta segunda-feira no Rio de Janeiro, o ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, afirmou que “ficar em silêncio, ceder e recuar” diante dos Estados Unidos “só fará com que o rufião queira tirar mais vantagem”.

Wang fez esta declaração durante a reunião dos chanceleres dos países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). Ele acusou os EUA de se beneficiarem do comércio livre durante muito tempo e agora usarem tarifas como moeda de troca para impor preços elevados a outros países. Essa informação foi divulgada em comunicado do Ministério das Relações Exteriores da China.

Segundo Wang, há uma “urgência de defender as regras do comércio multilateral”. Ele ressaltou que “o comércio deve beneficiar ambas as partes” e não ser utilizado como ferramenta de ganhos individuais. Além disso, criticou o “unilateralismo” dos EUA ao priorizar seus próprios interesses em detrimento dos interesses globais.

O MNE chinês destacou que os países do Brics devem se opor a todas as formas de protecionismo, defendendo com firmeza o sistema de comércio multilateral fundamentado em regras, com a Organização Mundial do Comércio (OMC) como centro, e promover a facilitação do comércio.

Desde o início do mês, a China e os Estados Unidos têm aplicado tarifas superiores a 100% sobre produtos um do outro. Enquanto autoridades americanas falam sobre negociações para um possível acordo comercial, Pequim nega qualquer acordo e se diz “sem medo” de uma guerra comercial.

Na capital fluminense, os ministros do Brics discutem o fortalecimento do multilateralismo, sobretudo em resposta à política externa do presidente norte-americano, Donald Trump. A reunião resultará em uma declaração conjunta que será apresentada na cúpula de chefes de Estado do Brics, marcada para os dias 6 e 7 de julho, também na cidade do Rio de Janeiro.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias