O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados se reunirá nesta quarta-feira (2) para deliberar sobre o parecer a respeito da quebra de decoro do deputado Glauber Braga (Psol-RJ). O parlamentar enfrenta acusações de ter agido de forma agressiva ao expulsar, em abril do ano passado, o membro do Movimento Brasil Livre (MBL), Gabriel Costenaro, da Câmara dos Deputados.
A representação, apresentada pelo Partido Novo, relata que Glauber Braga teria ameaçado chutar Costenaro caso ele tentasse retornar ao recinto e que, efetivamente, bateu no militante durante a condução pela Polícia Legislativa para prestar esclarecimentos. Gabriel Costenaro estava participando de uma manifestação a favor de motoristas de aplicativo enquanto se discutia uma proposta de regulamentação da profissão (PL 12/24).
Em sua defesa, Glauber Braga justifica que sua reação foi uma resposta às provocações frequentes do integrante do MBL, que já possui um histórico de confrontos verbais em eventos anteriores.
A reunião do conselho está agendada para as 11 horas, em um plenário que será definido.
Para mais detalhes sobre a pauta, acesse este link.