O Congresso Nacional receberá uma iluminação especial na cor verde nesta sexta-feira (28) para marcar o Dia da Conscientização sobre a Neuromielite Óptica, celebrado no dia anterior, 27 de março.
A neuromielite óptica, também conhecida como doença de Devic, é uma condição rara caracterizada pela inflamação do nervo óptico e da medula espinhal, resultando em sintomas como:
- Diminuição da capacidade visual
- Dificuldades motoras
- Dormência nos membros
- Desregulação dos controles urinário e intestinal
Essa doença autoimune pode levar a incapacidades graves e, em alguns casos, à morte. Embora antes considerada uma variação da esclerose múltipla, a neuromielite óptica é agora classificada como uma enfermidade distinta.
Embora afete pessoas de todas as idades, é mais comum em mulheres na meia-idade. O diagnóstico pode trazer desafios significativos, impactando a saúde física e o bem-estar emocional, social e financeiro dos pacientes e suas famílias.
Ainda não existe cura para a doença, mas há tratamentos disponíveis para prevenir o agravamento das inflamações. A iniciativa de iluminar o prédio do Congresso foi proposta pelo senador Romário (PL-RJ).