Página inicial / Colunas / Larissa Souza / SAÚDE MENTAL DA MULHER – AUTOCUIDADO

- Publicidade -

SAÚDE MENTAL DA MULHER – AUTOCUIDADO

RACISMO E SAÚDE MENTAL
Foto: Fernanda Nunes

Na última coluna, foram abordadas questões relacionadas à saúde mental da mulher. Para fechar esse mês de março, trago agora, de forma mais detalhada, sobre alguns pontos importantes para uma boa saúde mental – especialmente, das mulheres.

Como já dito, é extremamente importante que nós, mulheres, priorizemos o autocuidado por completo. E, ao falar em autocuidado, quero dizer que, além de uma rotina de skincare e atividades físicas – que, aliás, também são muito importantes – deve ser algo que venha de dentro: a saúde mental.

Primeiramente, para se ter uma boa saúde mental é necessário desenvolver o autoconhecimento. Conhecer e reconhecer suas habilidades e limitações é fundamental. Estabelecer limites nas relações também é algo primordial. Assim como o autocuidado, são comportamentos que demonstram amor próprio. Quando falamos em relações, estamos abordando um ponto fundamental para o bom equilíbrio emocional. Nossas relações contribuem diretamente, tanto de forma positiva quanto de forma negativa, para o nosso bem-estar. Manter relações tóxicas, por exemplo, pode prejudicar nossa autoestima, autoconfiança e qualidade de vida em geral. Por outro lado, relações saudáveis nos transmitem segurança, nos impulsionam e contribuem para uma boa saúde mental.

Manter uma boa noite de sono e alimentação adequada são pontos que contribuem tanto para a saúde física quanto para a saúde emocional. Além disso, também é necessário que haja equilíbrio na rotina: se dedicar ao trabalho, à família e às responsabilidades em geral é importante; porém, não se deve abrir mão dos momentos de descanso e lazer – eles são fundamentais para uma boa saúde mental. Tão importante quanto os outros pontos já citados, é a busca por ajuda profissional quando necessário.

Nós, mulheres, exercemos inúmeros papeis e responsabilidades em nossa sociedade. No entanto, a primeira e principal responsabilidade deve ser com nós mesmas. Priorizar o autocuidado físico e emocional não é egoísmo. Cuide-se!

Larissa Souza e Silva
Psicóloga – CRP 04/53514
Pós-Graduada em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial
@larissasouzapsi
psicologa.larissasouza@gmail.com

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias