A vacinação contra a gripe no Distrito Federal começa nesta terça-feira (25), com mais de 100 salas de vacinação disponíveis para os grupos prioritários, que incluem:
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses;
- Gestantes;
- Professores das redes pública e privada;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis;
- População indígena;
- Trabalhadores da saúde;
- População privada de liberdade;
- Funcionários do sistema prisional;
- Profissionais de forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Trabalhadores dos Correios;
- Trabalhadores portuários;
- Caminhoneiros.
De acordo com a Secretaria de Saúde local, cerca de 1,2 milhão de pessoas estão aptas a receber o imunizante.
Primeiro lote recebido
Na última sexta-feira (21), o DF recebeu o primeiro lote da vacina, com 80 mil doses entregues pessoalmente pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na Rede de Frio da Secretaria.
Documentos necessários
Para ser vacinado, o cidadão deve apresentar um documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo prioritário, é necessário comprovar a condição médica ou profissional, através de documentos como crachá ou contracheque.
Campanha Nacional de Vacinação
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá início no dia 7 de abril, com o objetivo de imunizar 90% dos grupos prioritários. O aviso foi dado pelo Ministro da Saúde na mesma data em que as doses começaram a ser distribuídas aos estados.
Vale lembrar que a vacina contra a gripe é atualizada anualmente, recomendando-se que todos compareçam aos postos de vacinação, mesmo aqueles que foram imunizados em anos anteriores, para garantir proteção contra os vírus H1N1, H3N2 e B.