O presidente da Conmebol, Alejandro Dominguez, afirmou que não consegue imaginar a Copa Libertadores sem a participação de clubes brasileiros, comparando essa situação a “Tarzan sem Chita“. A declaração foi feita durante o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana, realizado na segunda-feira (17).
Durante seu discurso, Dominguez também manifestou apoio ao combate ao racismo, mencionando um caso que envolve o atacante Luighi, do Palmeiras, em uma partida da Libertadores sub-20. Esse episódio foi especialmente sensível, considerando as recentes ofensas raciais dirigidas ao jogador Vini Jr., do Real Madrid, que antes de um clássico contra o Atlético de Madrid, foi insultado com o termo “chimpanzé”.
A comparação feita por Dominguez repercutiu nas redes sociais, levantando críticas de diversos internautas, que mostraram descontentamento com a analogia. A metáfora surgiu em resposta a questionamentos sobre a possível saída dos clubes brasileiros da Libertadores, algo que foi sugerido pela presidente do Palmeiras, Leila Pereira, em reação à situação de racismo.
É importante destacar que, se os times brasileiros decidissem deixar a Conmebol, essa mudança não dependeria apenas deles, mas da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), à qual estão filiados. Portanto, qualquer movimento nesse sentido precisaria passar por uma série de trâmites legais e administrativos.