A cidade de Coronel Fabriciano recebe nesta quinta-feira (20) a entrega oficial das obras de arte urbana do projeto ‘Arte nas Águas de Minas’, realizadas nos muros da Estação de Tratamento de Água do Sistema Integrado do Vale do Aço (ETA-SIVA) da Copasa, localizada no bairro Amaro Lanari. A cerimônia está marcada para as 11h no local.
Os trabalhos iniciados em outubro de 2024 fazem parte da última etapa do projeto que já passou por diversas cidades, incluindo Divinópolis, Contagem, Araxá, Pouso Alegre e Montes Claros. Em Fabriciano, a intervenção artística é finalizada pelos artistas locais Thiago Moska e Leonardo Advíncola Soares, conhecido como “Cisco”, além da artista convidada Luna Bastos.
Oficina com Estudantes
Antes da inauguração, na quarta-feira (19), será realizada uma oficina de arte urbana para cerca de 20 alunos da Escola Estadual Raulino Cotta Pacheco, no bairro Amaro Lanari. A atividade acontece das 13h às 17h e permitirá que os estudantes participem da construção do mural.
Arte e Conscientização Ambiental
A superintendente de operações Norte e Leste da Copasa, Melissa Seixas, destacou a importância do projeto:
“Este projeto reforça a importância da preservação da água e do meio ambiente, bem como do uso consciente em nosso cotidiano. Convido toda a população do Vale do Aço a prestigiar a inauguração”, afirmou.
Sobre o Projeto
Patrocinado pela Copasa, o ‘Arte nas Águas de Minas’ busca, através da arte urbana, destacar a relevância da água para a vida e a sociedade. Com a realização do Ministério da Cultura e da Associação Pró-Cultura e Promoção das Artes (APPA – Cultura & Patrimônio), a iniciativa é viabilizada pelo Governo Federal por meio da Lei Rouanet.
Os murais são assinados por seis artistas de renome nacional e internacional, além de 12 artistas locais que foram selecionados ao longo do projeto. As obras possuem uma estética inspirada no muralismo e no graffiti, trazendo cores e mensagens que valorizam a sustentabilidade e a água.
A APPA – Cultura & Patrimônio, uma associação sem fins lucrativos com sede em Belo Horizonte, atua na promoção de iniciativas artísticas, culturais e patrimoniais e já realizou mais de 240 projetos com apoio de leis de incentivo e fundos culturais.