Página inicial / Notícias / Saúde / Ministério da Saúde alerta sobre possível falta de insulina no Brasil

- Publicidade -

Ministério da Saúde alerta sobre possível falta de insulina no Brasil

Ministério da Saúde alerta sobre possível falta de insulina no Brasil
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância de manter o acompanhamento médico adequado e seguir as orientações de saúde, adotando hábitos saudáveis para o controle do diabetes Foto: PMT

A Secretaria Municipal de Saúde de Timóteo comunica aos usuários da rede pública de saúde que o Ministério da Saúde recebeu um alerta da Nova Nordisk Farmacêutica do Brasil Ltda., principal fabricante de insulina humana no país, informando sobre a descontinuação temporária da produção das insulinas NPH e Regular em frascos de 10 ml. Esse alerta foi repassado às secretarias municipais no ano passado, destacando ajustes potenciais no fornecimento dos medicamentos essenciais para o tratamento do diabetes.

A interrupção no fornecimento dessas insulinas, agendada para 2024, afetará tanto o programa Farmácia Popular quanto as redes privadas de farmácias. Os medicamentos impactados são o Novolin® R (insulina regular) e o Novolin® N (insulina NPH, de ação prolongada), que estão disponíveis em frascos de 10 ml. Esta situação é reflexo de uma limitação global na oferta de insulinas humanas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há estoque suficiente das insulinas necessárias para atender os pacientes, e destaca que não há motivos para alarme. A principal medida para assegurar a continuidade do tratamento é a substituição das insulinas em frascos pelo uso de canetas aplicadoras.

Os pacientes que utilizam insulinas humanas ainda podem retirar os medicamentos gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Em caso de dúvidas ou dificuldades para acessar os medicamentos através do programa Farmácia Popular, é orientado que procurem a UBS mais próxima para obter o suporte adequado.

A Secretaria Municipal de Saúde reafirma a importância de manter o acompanhamento médico regular e seguir as orientações de saúde, além de adotar hábitos saudáveis para o controle do diabetes. A Prefeitura de Timóteo está em contato contínuo com o Ministério da Saúde para garantir que os portadores de diabetes tenham acesso a seu tratamento sem interrupções, reafirmando o compromisso em manter a população bem informada.

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias