O papa Francisco, de 88 anos, foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias, e seu quadro clínico está sendo considerado ‘complexo’ segundo anúncio do Vaticano feito nesta segunda-feira (17), às 9h, horário de Brasília.
O pontífice, que assumiu o papado em 2013, teve seu tratamento modificado após o diagnóstico recente, sem previsão de alta. Ele permanecerá no hospital o tempo que for necessário, e o boletim médico do Vaticano indicou a necessidade de internação adequada devido à infecção.
Durante a manhã, um porta-voz afirmou que o papa estava em condição estável, havia dormido bem e estava de ‘bom humor’, embora não se saiba se ele ainda apresenta febre, que foi um fator nos primeiros dias de sua internação.
Recentemente, mesmo em tratamento, o papa continuou em contato com membros de uma paróquia católica em Gaza e pediu desculpas por não ter liderado a tradicional oração de domingo na Praça de São Pedro, além de uma missa especial.
Este é o quarto dia de internação do papa Francisco, hospitalizado no hospital Gemelli em Roma desde a última sexta-feira, enfrentando problemas respiratórios desde o início do mês.