Um casal cearense acaba de entrar para o Guiness World Records após completar uma união de 84 anos e 87 dias, tornando-se o casamento mais longevo do mundo. Manoel Angelim Dino, de 105 anos, e Maria de Souza Dino, de 101 anos, celebraram essa marca histórica com sua família em Boa Viagem, a 200 km de Fortaleza.
A cerimônia de reconhecimento ocorreu no dia 14 de abril. Em novembro de 2024, o casal irá comemorar as bodas de crisântemos, uma ocasião rara para casais com essa longevidade.
A LongeviQuest, uma organização que monitora superidosos globalmente, obteve a confirmação dessa conquista através de uma pesquisa realizada por Iara Souza, Gabriel Ainsworth e Filipe Lopes. Como o casal ainda reside juntos, o reconhecimento se torna mais significativo na história do matrimônio.
Manoel e Maria nasceram e continuam a viver na mesma região de origem. O casamento foi oficializado em 20 de novembro de 1940, quando Manoel tinha 21 anos e Maria apenas 17. A história de amor começou em 1936, na cidade de Almeida, hoje parte de Boa Viagem, quando Manoel foi buscar um carregamento de rapaduras e conheceu Maria.
Após dois anos de separação, eles se reencontraram, enfrentando desafios, como a desaprovação da mãe de Maria. O pai dela, no entanto, propôs a Manoel que construísse uma casa em um ano, o que ele fez, e assim, o casal pôde oficializar sua união em uma capela local.
Atualmente, vivem de maneira tranquila em uma casa construída pelos filhos e netos, com Valéria Angelim, uma das netas, morando ao lado e ajudando nos cuidados dos avós com seu filho, bisneto do casal. Mesmo na terceira idade, ambos mantêm boa saúde e hábitos simples, como ouvir a reza do terço pelo rádio e assistir missas na TV.
Para o Guiness, o casal revelou que o segredo para um casamento duradouro é o amor.