Homem diagnosticado com autismo será executado por morte da filha, no primeiro caso relacionado à síndrome do bebê sacudido nos EUA
Robert Roberson, condenado pela morte de sua filha de 2 anos em 2002, será executado no Texas nesta quinta-feira (17), tornando-se o primeiro caso nos Estados Unidos relacionado à “síndrome do bebê sacudido”. Apesar de apelos de políticos, ONGs e até do detetive responsável pela investigação, a execução foi mantida.
A “síndrome do bebê sacudido” (SBS) ocorre quando um bebê é sacudido de maneira violenta e repetida, causando graves lesões no cérebro e nos olhos, como hemorragias cerebrais e fraturas. Bebês são especialmente vulneráveis devido à fragilidade dos seus vasos sanguíneos e à proporção desproporcional de suas cabeças em relação ao corpo. A síndrome pode levar à morte em até 25% dos casos ou deixar sequelas neurológicas irreversíveis, como explica a neurologista Christiane Cobas, do Hospital Sírio-Libanês.
A SBS geralmente afeta bebês com menos de um ano, sobretudo até seis meses, devido à fragilidade de seus músculos e cérebros. Fatores como frustração dos cuidadores, dificuldades financeiras e problemas de saúde mental podem contribuir para esse comportamento agressivo, segundo Linus Fascina, do Hospital Albert Einstein.
O trauma não ocorre de forma acidental, como durante brincadeiras normais, sendo classificado como maus-tratos infantis.
Foto destaque: Reprodução/Pexels
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial