Israel confirmou nesta quinta-feira a morte de Yahya Sinwar, líder do Hamas e mentor do ataque de 7 de outubro de 2023. De acordo com a rádio oficial das Forças de Defesa de Israel (FDI), Sinwar foi eliminado em um confronto entre tropas israelenses e combatentes do Hamas durante uma patrulha de rotina na cidade de Rafah, localizada no extremo sul da Faixa de Gaza, na quarta-feira (16).
Sinwar, considerado o principal estrategista do ataque de 7 de outubro, havia sido citado como alvo em operações militares recentes na região. Embora inicialmente as FDI tenham mencionado a eliminação de “três terroristas”, não especificaram a identidade dos envolvidos até a confirmação de que um deles era, de fato, Sinwar. O anúncio oficial foi aguardado com base em testes de DNA, que posteriormente confirmaram a identidade do líder do Hamas.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, publicou em sua conta na rede social X (antigo Twitter) uma imagem com os rostos de líderes do Hezbollah e do Hamas, Hassan Nasrallah e Mohamed Deif, marcados como mortos, enquanto levantava uma dúvida em torno da eliminação de Sinwar. A confirmação de sua morte marca um ponto importante nas ações militares israelenses em resposta ao ataque massivo de outubro.
Foto destaque: Reprodução/Yousef Masoud
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial