Ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, é acusado de envolvimento com menor de idade durante seu mandato, em meio a denúncias de tráfico e contrabando de pessoas
O ex-presidente boliviano Evo Morales está sendo investigado por estupro de uma adolescente, com quem teria tido uma filha há oito anos, durante seu governo. A acusação foi divulgada pelo atual ministro da Justiça, César Siles, no governo de Luis Arce, ex-aliado e atual adversário político de Morales. Segundo Siles, a adolescente tinha cerca de 15 anos na época e deu à luz uma menina, cuja certidão de nascimento reconhece Morales como pai.
O caso surgiu no contexto de outra denúncia envolvendo Morales, desta vez por tráfico de pessoas. A promotora Sandra Gutiérrez, que estava à frente do processo, foi destituída após emitir um pedido de prisão contra o ex-presidente. Gutiérrez afirmou que Morales se envolveu com a menor em 2016 e, por isso, pediu sua prisão. No entanto, o mandado foi suspenso, e Gutiérrez foi demitida por “conduta negligente”, segundo o procurador-geral da Bolívia, Juan Lanchipa.
O ex-presidente, que governou de 2006 a 2019, não se pronunciou diretamente sobre as acusações, mas usou suas redes sociais para denunciar perseguição política. Morales atualmente estaria escondido na região de Chapare, protegido por partidários. O futuro das investigações permanece incerto.
Foto destaque: Reprodução/Federico Rotter
Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial