Página inicial / Notícias / Brasil / Primeira morte fetal por Oropouche é registrada no Brasil

- Publicidade -

Primeira morte fetal por Oropouche é registrada no Brasil

A primeira morte foi de um feto cuja mãe estava na 30ª semana de gestação

Na última sexta-feira (02), o Ministério da Saúde confirmou a primeira morte fetal por Oropouche no Brasil. A gestante, que reside no Pernambuco, tem 28 anos e estava na 30ª semana de gestação.

A transmissão da doença aconteceu a partir da “transmissão vertical”, quando é da mãe para o feto. Entre outras informações, a confirmação considerou resultados que descartavam outras hipóteses de diagnóstico, além de resultados positivos em exames RT-PCR e imuno-histoquímico.

De acordo com o Ministério da Saúde, oito casos de transmissão vertical de Oropouche seguem sob investigação. Nesse sentido, quatro são em Pernambuco, um na Bahia e outros três no Acre. Destes oito casos, quatro evoluíram para o óbito fetal e os outros quatro casos mostraram anomalias congênitas, como a microcefalia.

Assim, as secretarias estaduais estão fazendo análises em conjunto com especialistas e com o acompanhamento do Ministério.

Além disso, o Ministério de Saúde informou que uma nota técnica com orientações será enviada aos municípios e estados. Nesta nota, deve conter a metodologia de análise laboratorial, vigilância e a assistência em saúde sobre condutas para gestantes e recém-nascidos com sintomas de Oropouche.

Foto destaque: Reprodução

Para mais notícias clique aqui e também nos siga nas redes sociais @maisvipoficial

Compartilhe

WhatsApp
X
Threads
Facebook
LinkedIn
Telegram

- Publicidade -

Últimas notícias