O foguete chinês de 23 toneladas responsável por transportar a terceira e última peça da estação espacial de Tiangong perdeu o controle, caiu e deve chegar à Terra nesta sexta-feira (4). O módulo segue em direção à Espanha, que fechou parte do espaço aéreo para evitar choques com aeronaves.
Não há como saber, exatamente, onde o foguete vai cair. O risco de colisão com outro detrito espacial é extremamente improvável.
Segundo a Eurocontrol, o mais provável é que o módulo do foguete, um Longa Marcha-5B YA, cairá no Oceano Atlântico, mas que, como a aeronave está fora de controle, é possível que se encaminhe para território espanhol.
#USSPACECOM can confirm the People’s Republic of China Long March 5B #CZ5B rocket re-entered the atmosphere over the south-central Pacific Ocean at 4:01am MDT/10:01 UTC on 11/4. For details on the uncontrolled reentry’s impact location, we once again refer you to the #PRC.
— U.S. Space Command (@US_SpaceCom) November 4, 2022
Especialistas estimam quando o corpo do foguete, que tem o tamanho aproximado de um edifício de 10 andares, vai bater na Terra. Boa parte do objeto vai queimar durante a viagem de volta à Terra, mas como ele é muito grande, não deve se desintegrar por completo.
Segundo a agência de controle aéreo europeu Eurocontrol, o foguete entrará na Terra entre 06h20 e 09h20, no horário de Brasília.
“Devido ao risco associado à passagem do objeto espacial CZ-5B pelo espaço aéreo espanhol, os voos foram totalmente restringidos das 09h38 às 10h18 na Catalunha e em outras comunidades”, disse o serviço de emergência da Catalunha.
Atualização
O tráfego aéreo no país já foi reaberto, e o foguete, nomeado de Longa Marcha-5B YA, se desintegrou ao entrar na atmosfera. A maior parte dos fragmentos pegou fogo e caiu no Oceano Pacífico.
O episódio gerou críticas de agências europeias ao governo chinês, que vem tentando implantar um ambicioso plano de presença no espaço.
Para mais notícias clique aqui. Nos siga nas redes sociais! @maisvipoficial